Quem somos

Sobre o CIPI

Somos um conselho interdisciplinar e internacional, independente de vínculos políticos, que reúne especialistas que se articulam em rede de proteção para infância. Nossa sede fica em Huelva, Espanha, e temos representação em mais de 20 países. CIPI tem como referência os direitos proclamados pela Convenção dos Direitos da Criança da ONU.

Nossa missão:
promover a defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, através da educação em rede colaborativa, incentivando o protagonismo de todos os envolvidos.

Nossa visão:
ser uma organização de referência na difusão e construção de projetos educativos inovadores que contribuam para erradicar a pobreza infantil por meio da educação.

Nossos valores:
estão pautados na Convenção dos Direitos da Criança – ONU; no Pensamento Complexo que relaciona saberes em prol de uma sociedade planetária mais justa e não assistencialista; na Pedagogia Social, que está focada em APRENDER a APRENDER, valorizando todos os saberes e todas as formas de compartilha-los nesta era do conhecimento.

Conheça nossos conselheiros:

Irene Reis dos Santos
Sou Irene Reis dos Santos, uma apaixonada por educação. Professora, autora de livros didáticos, tradutora da obra Reinventar a Educação, de Edgar Morin e Carlos Delgado, palestrante, yogaterapeuta. Experiência e atuação no Brasil e no exterior. Entendo que vivências interculturais, o pensamento complexo e a aprendizagem em comunidade são a chave para o desenvolvimento humano.

Adriana Silveira
Graduada em Letras e Pedagogia e mestre em Literatura Brasileira  (UNICAMP). Tem MBA em Gestão Escolar e é especialista em Neurociência aplicada à Educação pela  FCM da Santa Casa de São Paulo. Educadora há mais de 20 anos, atualmente é professora, orientadora educacional e coordenadora de projetos sociais no Ensino Médio da rede particular de ensino. É também membro do Elo 21, projeto de assistência integral ao indivíduo com Síndrome de Down.

Bebeto Damasceno
Sou publicitário de formação, mas um apaixonado por educação. Sonho com o dia que crianças e jovens que não gostem de aprender sejam exceções.

Bruno Gigioli
Formado em marketing, músico por hobby, produtor cultural e empresário. Filho de professores, também quero me tornar um grande educador e formar vários outros! Por isso, estar no CIPI alimenta este meu sonho, já que deixei a vida de executivo para investir em uma carreira com mais propósito.

Célia Ameriot
Publicitária formada em Comunicação Social  pela FAAP e pós Graduada em Marketing pela FECAP, amante das várias formas de comunicação das marcas com seus públicos. Professora de Yoga, estudiosa e consultora de Metafísica da Saúde.

Claudine Melo
Como historiadora de formação, especialista em educacao, cultura e relações étnico-raciais, atuando há mais de 20 anos na educação, fundei a EtnicoEduc, consultoria educacional voltada para a valorização do direito da criança de aprender direito.

Cristiane de C. P. Raposo
Pedagoga pela Universidade São Francisco e pós graduada em Psicopedagogia clínica e institucional. Há mais de 20 anos atuando na área escolar como professora, coordenadora e orientadora educacional. É tutora Cogmed, consultora e palestrante com ênfase em neurociência aplicada à educação.

Humberto Dantas
Sou produtor fonográfico e atuo no segmento de conteúdo pra televisão fazendo mixagens e soundesign e shows e eventos fazendo a produção técnica. Também sou professor na Faculdade Teológica Batista no curso básico de sonorização.

Ives Alejandro Munoz
Filósofo e professor, realizo estudos em filosofia e neurociência, com interesse nas bases neurobiológicas do comportamento moral e educação ética, em especial as virtudes morais, empatia, altruísmo, cooperação, gratidão, felicidade e também no pensamento ético de Aristóteles.

José Ruy Lozano
Sou José Ruy e dedico minha vida à educação. Sociólogo, autor de livros didáticos, professor, palestrante, colunista em jornal e coordenador pedagógico geral da Rede Alix – Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

Kátia A. K. Chedid
Sou Educadora e psicopedagoga e já trabalhei como coordenadora pedagógica, orientadora educacional. Na última década, tenho me dedicado à direção escolar. Tenho mais de 30 anos de experiência, buscando sempre inovar em educação. Tenho extensão em Neuropsicologia e especialização em Neurociência. Ministro cursos e palestras sobre as contribuições da Neurociência para a prática em sala de aula. Publico artigos e também coloco educadores em rede por meio do grupo de facebook Neurociência e Educação.

Laura Susana Graziano 
Sou psicóloga, consteladora e coach. Entendo que o impossível é somente algo que ainda não foi construído. Por isso, sou uma facilitadora para transformar sonhos em realidade. Mãe de três meninas, sonho e construo com elas um mundo melhor para todos. Sou idealizadora do projeto Ciranda de Sonhos que tem como objetivo colocar a psicologia à serviço da educação.

Márcia Ameriot
Sou bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo e profissional da área de responsabilidade social. Experiência em Folha da Tarde, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e organizações como IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), Fundação Tide Setubal e Fundação Romi. No México, fui uma das fundadoras da organização Mujer Integral a qual representei, junto às Nações Unidas, nos trabalhos de revisão da Conferência de Beijing, em Nova Iorque, assessorando a delegação mexicana. Também sou formada em Princípios de Gestão para Organizações do Terceiro Setor.

Mônica Xavier
Sou fundadora Instituto Empathiae, trabalho com o acolhimento e fortalecimento de famílias que precisam lidar com a deficiência de um dos seus filhos. Acredito que a família é o primeiro ambiente de inclusão.

Sergio G. Camarú
Minha experiência em engenharia civil e de computação me fizeram amar sempre matemática e saber sobre sua aplicabilidade. Como professor e pesquisador, vou me aprofundando diariamente nas práticas de ensino híbrido e jogos para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.

Compartilhe este conteúdoShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0